Mesmo pacientes que mantêm uma boa higiene oral podem apresentar alterações gengivais como, por exemplo, retração gengival. Essa alteração é caracterizada pela exposição da raiz do dente, com consequente hipersensibilidade dental, maior risco à cárie, inflamação da gengiva, prejuízos estéticos e risco de perder o dente!
O que causa a retração da gengiva?
Geralmente a causa da retração gengival é multifatorial. O fator anatômico é preponderante. A presença de osso e gengiva finos e má posição do dente, tornam o indivíduo mais propenso à retração da gengiva.

Fatores como escovação traumática, movimentação ortodôntica, próteses fixas mal adaptadas e alterações oclusais são considerados fatores desencadeantes. Outra importante causa da retração gengival é a periodontite, uma doença infecciosa que acomete o tecido de suporte do dente causando reabsorção óssea e consequente perda óssea.
Qual o tratamento da retração da gengiva?
Dependendo do tipo de retração gengival é possível fazer cirurgias plásticas gengivais para recobrimento radicular e correção do defeito. Existem diversas técnicas cirúrgicas com esse objetivo. Algumas delas visam apenas reposicionar o tecido gengival sobre a raiz exposta, outras associam um biomaterial sintético ou enxerto de gengiva (retirada de outra região da boca para cobrir a raiz exposta). O periodontista definirá qual técnica é mais indicada para cada caso.


Porque é importante tratar as retrações gengivais
Os principais benefícios do recobrimento envolvem proteção da raiz do dente (que, quando exposta, fica mais suscetível ao acúmulo de placa bacteriana e ao desenvolvimento de cárie), redução da hipersensibilidade dental e melhora estética. Além disso, a retração gengival, se não tratada, tende a aumentar e isso pode provocar a perda do dente!
Cuide da sua gengiva! Ela é a base, a proteção e o alicerce para um sorriso bonito e saudável!